XVI Edição da Jornada do Contemporâneo

Realizada anualmente desde 2005, a Jornada do Contemporâneo chega a sua XVI edição. A iniciativa é promovida pela Associação dos Museus de Arte Contemporânea Italianos (AMACI) e pelo Ministério italiano das Relações Exteriores, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, em colaboração com o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Você tem encontro marcado com os artistas Gianguido Bonfanti e Alice Visentin. Filho do também conhecido pintor Gianfranco Bonfanti, Gianguido é um artista italo-brasileiro que atua como pintor, gravador, desenhista e cenógrafo. Premiada pelo Ministério Italiano da Cultura (Mibact) pelo seu trabalho no âmbito do Prêmio “AccadeMibact”, Alice possui uma obra pictórica, “50 People That I Know”, em exibição no Palazzo delle Esposizioni di Roma, fazendo parte da exposição “Domani Qui Oggi”, inaugurada no dia 30 de outubro deste ano.

O evento é uma oportunidade imperdível para conhecer a pesquisa estética de Alice Visentin e Gianguido Bonfanti com formas alternativas de mediação cultural. Em tempos de pandemia e isolamento social, se faz necessária a experimentação, como transmitir uma obra de arte e promover o contato, agora on-line, com o público.

O grupo Instudio irá traduzir em um documento visual, a partir de imagens filmadas e palavras da própria Alice, a experiência particular de olhar para o seu ateliê e trabalhos pessoais. As premissas do curta-metragem combinam com os desejos dela de representar uma obra e pesquisa, documentando lugares ricos em pistas que promovam um encontro imaterial entre as sensibilidades do artista e dos espectadores.

Venha para a XVI Jornada do Contemporâneo, nesta sexta-feira, 11 de dezembro, a partir das 17h. O encontro será transmitido pela plataforma Zoom.