A Itália consegue reunir de tudo em um só lugar, inclusive a arte. Não é à toa que a Itália é referência mundial quando o assunto é arte, o país é berço de diversas personalidades conhecidas no mundo todo. Por isso reunimos neste post uma lista com 5 personalidades italianas que com certeza você já ouviu falar por aí. Confira!
Caravaggio
Dentre uma das personalidades italianas mais famosas até hoje, está Caravaggio, um dos pintores mais revolucionários para a época do estilo barroco. Seu nome verdadeiro é Michelangelo Merisi, mas recebeu o nome de Caravaggio devido a comuna italiana da região da Lombardia, local onde nasceu, que também levava esse nome.
Com apenas 13 anos foi sozinho morar em Milão, onde trabalhou como aprendiz do pintor Simone Peterzano. Em 1592, Caravaggio decidiu ir para a capital, Roma, tentar a sorte. Por lá, ele trabalhou no ateliê de Giuseppe Cesari e logo se destacou, não só por sua originalidade, mas também por sua vida totalmente irregular, pois estava sempre envolvido em brigas e episódios que revelavam seu temperamento impulsivo.
Mesmo diante de todos os fatos durante a sua vida, o artista se tornou uma das personalidades italianas mais conhecidas devido a grande expressividade de suas obras e pelo incrível contraste entre luz e sombra.
Uma de suas obras mais famosas é, sem dúvida, Narciso, que retrata um jovem à beira do lago admirando sua própria figura. História conhecida por muitas pessoas, não é mesmo? Caravaggio fez um quadro dessa história e está exposto no Palácio Barberini, em Roma. Outras importantes e famosas obras do artista são: A Cabeça de Medusa e Bacco, expostos na Galleria Degli Uffizi, em Florença.
Michelangelo
Michelangelo foi um conhecido pintor, escultor, arquiteto e poeta italiano. Durante a sua carreira conseguiu ser um dos maiores representantes do Renascimento Italiano, sendo o responsável por obras como Pietá, O Juízo Final, Moisés, Davi e pela famosa Abóbada da Capela Sistina.
Nascido em Caprese, na província de Arezzo, na região da Toscana, dizem que Michelangelo desde a escola só pensava em desenhar, foi então que aos 13 anos começou a estudar pintura na oficina dos irmãos Domenico e Davi Ghirlandaio. Em 1489 foi convidado por Lourenço para estudar na Academia dos Jardins dos Médici e em 1492, com apenas 17 anos, finalizou a sua primeira escultura, a ‘Madona da Escada’.
Mesmo suas maiores paixões sendo as grandiosas esculturas, Michelangelo também dedicou seu tempo a poemas e escreveu o livro “Rimas”. O artista morreu em 18 de fevereiro de 1564 e seu corpo está enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.
Leonardo da Vinci
Uma das personalidades italianas mais conhecidas mundialmente, você já deve ter ouvido falar nele. Afinal, Leonardo da Vinci é o grande responsável por obras como: A Última Ceia e Mona Lisa.
Nascido em 15 de abril de 1452 na cidade de Vinci, na região de Florença, ele era filho ilegítimo de Ser Piero, um rico proprietário rural, e Catarine, uma senhora camponesa.
Leonardo da Vinci acumulava inúmeras profissões, dentre elas: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Foi considerado um dos nomes mais importantes do Alto Renascimento e teve grande destaque na aviação e balística da época.
Suas habilidades artísticas já eram notadas por seu pai desde a infância, que resolveu reunir alguns trabalhos do filho e enviar para a oficina de Andrea del Verrocchio, que era um importante nome no meio das artes da região naquela época. Desde então não saiu mais da área artística.
Ele foi o grande criador da técnica de pintura esfumada, que consiste em mesclar as cores sem saber onde começa ou termina o contorno das pinturas. Dizem que uma das grandes características de Da Vinci era que ele se recusava a entregar qualquer encomenda sem que ela estivesse totalmente perfeita.
Dante Alighieri
Considerado o maior poeta italiano da literatura medieval, Dante Alighieri é o autor do famoso poema: “A Divina Comédia”, onde relata sua viagem imaginária ao inferno, purgatório e paraíso, encontrando mortos ilustres do passado ou de sua época. Esse é um poema onde o artista discute fé e razão, religião e ciência, amor e paixões, tudo em um só lugar.
Dante era de uma importante família burguesa e ficou órfão por parte de mãe ainda cedo. Fez estudos humanísticos que abrangeram a filosofia, a teologia e os clássicos latinos.
Se engana quem pensa que Dante Alighieri foi apenas um pintor, ele também era envolvido em questões políticas da época. Devido a esse envolvimento, Dante participou de batalhas contra os inimigos de Florença, como a Battaglia di Campaldino, contra Arezzo.
Foi então que em 1302, em meio a conflitos entre facções que apoiavam (guelfi) ou rejeitavam a autoridade da igreja e do Papa (ghibellini), Florença enviou a Roma uma comissão composta por três membros, e entre esses membros estava Dante.⠀
Na época, o Papa Bonifácio VIII, que era considerado por Dante o emblema da decadência moral da igreja, permitiu que o poeta retornasse à Florença. Nesse momento a cidade já se encontrava sob o domínio de Carlos Valois, aliado do Papa, e por isso Dante foi exilado.
A partir de então, Dante começou o longo exílio e a fase mais triste de sua vida, mas também muito produtiva, pois foi nessa época que ele escreveu “Divina Comédia” e muitos outros poemas.
Rafael Sanzio
Para fechar essa lista das principais personalidades italianas não poderia faltar ele, Rafael Sanzio. Um dos mais importantes pintores italianos, Rafael teve uma vida breve, pois faleceu quando tinha apenas 37 anos, mas mesmo assim conseguiu deixar o seu legado na arte e cultura italiana, tanto que os artistas da época o chamavam de “Príncipe dos Pintores”.
O pai de Rafael também era pintor, talvez por isso ele tenha herdado tanto talento e adquirido seu estilo cortês, gracioso e minucioso para pintar. Infelizmente o artista ficou órfão aos 11 anos de idade e teve que ir para a Perugia, região de Umbria, onde ele pode aprender junto com Pietro Perugino, um grande pintor italiano da Itália na época. Foi durante essa época que Rafael começou a aprender o estilo suave, delicado e elegante.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS DISPONÍVEIS
Um dos seus primeiros trabalhos importantes foi “Angelo dalla Pala di San Nicola da Tolentino”, pintado entre 1500 e 1501, que atualmente está exposto na Pinacoteca de Brescia. Já em 1504, o artista produziu a que seria sua primeira obra-prima: “O Casamento da Virgem”.
Rafael faleceu em 6 de abril de 1520, deixando no ar como seria a sua evolução se tivesse vivido tanto como Leonardo da Vinci e Michelangelo.
Agora que você já conheceu as principais personalidades italianas, não deixe de nos seguir no Instagram, por lá estamos sempre publicando muitas outras curiosidades e assuntos sobre a cultura italiana.