Por conta de sua estratégica localização no Mar Mediterrâneo, a Sicília foi o berço de ilustres civilizações, desde fenícios, gregos, romanos e árabes até normandos, franceses e espanhóis. E todos esses povos influenciaram de forma única a cultura da ilha, tanto no idioma, quanto na arquitetura, na literatura, na culinária e na vitivinicultura.
A história do vinho na Sicília remonta ao período da Roma antiga, a partir do Mamertino, vinho preferido por Julio César e servido, em seu banquete em 46 A.C., para festejar seu terceiro consulado. Posteriormente, passa-se, por exemplo, pelo Marsala, vinho fortificado descoberto por acaso por volta de 1700, quando um mercador de Liverpool estava na ilha à procura de uma planta para produção de vidro. Atualmente, a Sicília nos proporciona vinhos de extrema qualidade, produzidos a partir de castas autóctones, como a tinta Nero d’Avola ou a branca Catarratto, ambos reconhecidos internacionalmente pela ótima qualidade.
No nosso próximo encontro do dia 23, além de mergulhar nas maravilhas arquitetônicas e gastronômicas da ilha, experimentaremos os melhores representantes da vinicultura siciliana, degustando:
Boccantino Catarratto Pinot Grigio Terre Siciliane Igt 2020
Boccantino Nero d’Avola Sicilia Doc 209
Brunilde di Menzione Shiraz Cabernet Sicilia Doc 2019