Saiba tudo sobre o Coliseu de Roma para a sua próxima viagem à Itália!
É impossível viajar para a Itália e não incluir o Coliseu de Roma no roteiro. Afinal, esse monumento é o mais famoso da capital e é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. O Coliseu foi encomendado pelo imperador Vespasiano por volta de 70-72 d.C, mas, mesmo depois de tantos séculos, continua atraindo turistas de todo o mundo. Hoje você descobre o porquê. Confira!
- Por que o monumento leva o título de coliseu?
Apesar das dimensões imponentes do monumento, o termo “Coliseu” não se deve aos 189 metros de comprimento, 156 de largura e 48 de altura, e sim a uma estátua dedicada ao imperador Nero, conhecida como o Colosso de Nero, localizada nos arredores.
2. Capacidade do espaço
O Coliseu conseguia abrigar cerca de 55 mil pessoas, acomodadas de acordo com suas posições sociais. O imperador e o cônsul tinham ingresso privativo.
3. Tempo de construção
A sua construção levou cerca de cinco anos para ser finalizada. Somente nas paredes exteriores foram empregados mais de 100 mil metros cúbicos de mármore travertino. Imaginem nele todo?
4. Já serviu de depósito
Por muitos anos o Coliseu foi usado como um depósito de materiais de construção e alguns arquitetos renascentistas utilizaram o mármore do monumento para construir lugares como a Basílica de São Pedro e o Palazzo Barberini.
5. Foi uma construção vanguardista
O Coliseu era uma construção bem à frente do seu tempo. Algumas de suas características que confirmam essa inspiração vanguardista são os corredores internos que permitiam que o público se acomodasse rapidamente e até um “velarium”, que é um toldo feito para proteger os espectadores do sol.
6. Já serviu de piscina
O monumento também já foi utilizado como piscina. Essa função foi realizada enchendo a arena de água para a disputa de verdadeiras batalhas navais. Em seguida, a água escorria pelos poços internos.
7. Não foi cenário para o filme “O Gladiador”
Ao contrário do que a história desse sucesso das bilheterias faz parecer, as cenas de “O Gladiador” foram gravadas na Tunísia e em Malta
8. Apresentar-se no Coliseu é um privilégio!
Os únicos artistas que tiveram essa chance foram Paul McCartney, Andrea Bocelli, Ray Charles e Elton John.
9. Protesto contra a pena de morte
Há 20 anos, no dia 30 de novembro, o Coliseu é iluminado para protestar contra a pena de morte.
10. O restauro do Coliseu foi milionário!
A obra, patrocinada pela empresa italiana Tod’s, custou cerca de 25 milhões de euros.
Gostou de saber dessas informações? Apostamos que tudo isso será muito útil na sua próxima visita à Roma.
Se você quer aprender mais sobre a cultura e a língua italianas, o seu lugar é no IICRIO!
Leia também: Expressões em italiano para falar como um nativo