A Itália é o maior produtor de vinhos do mundo, com a quarta maior superfície plantada do planeta, mas a singular característica que diferencia os vinhos italianos dos vinhos dos outros países é a presença de castas autóctones (mais de 500 das quais 350 oficialmente registradas no catálogo nacional das uvas do Ministério da Agricultura italiano) que produzem vinhos únicos e inimitáveis.
Esse curso intensivo é composto por 4 encontros de 2 horas, distribuídos em quatro semanas (duas em janeiro e duas em fevereiro) . Na primeira aula, serão abordados os aspectos mais genéricos sobre as videiras, os elementos que influenciam a cultivo da videira e as características dos processos de vinificação que permitem a transformação da uva em vinho, além de se introduzir, de forma simples e interativa, os principais elementos da degustação dos vinhos.
A partir do segundo até o quarto encontro focaremos nossa análise dos vinhos italianos, aprofundando não somente os aspectos gerais de sua produção em termos de volume, de tipo de vinhos e de qualidade, como também a produção de cada região da Itália, destacando as principais uvas e vinhos que caracterizam a produção regional.
Em cada encontro, serão degustados dois vinhos italianos que melhor expressam a tipicidade da produção italiana regional, focando na unicidade das castas autóctones, conforme se pode ver na lista abaixo:
ENCONTRO 1
Cavatina Blanc de Blanc Spumante
Cabernet Sauvignon delle Venezie Igt 2020
ENCONTRO 2
Pinot Grigio delle Venezie Rosé Doc 2020
Teroldego delle Dolomiti Igt 2019
ENCONTRO 3
Chianti DOCG 2021
Rosso Toscana Igt 2020
ENCONTRO 4
Fiano del Salento Igt 2020
Nero d’Avola Sicilia 2017 Riserva