5 pratos mais famosos da gastronomia italiana

Quer saber mais sobre a gastronomia italiana? Então confira tudo sobre esses pratos que você conhece e ama!

A gastronomia italiana é uma das mais famosas do mundo, por isso os pratos mais famosos da culinária do país são tão apreciados. Hoje separamos os 5 mais conhecidos para destrinchar a história de cada um. Pronto para ficar com água na boca? Confira!

Bruschetta

Pão, tomate, queijo parmesão e manjericão. Éé tudo o que você precisa para fazer essa deliciosa entrada que surgiu antes de Cristo, entre os trabalhadores rurais italianos. O prato foi a solução encontrada para aproveitar as sobras de pão do dia anterior, misturando com ingredientes simples. 

Dependendo da região da Itália, o pão usado é diferente. Na Puglia e na Campania, por exemplo, são feitas com um pão crocante chamado “frisella” . Já na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim.

Italian bruschetta with roasted tomatoes, mozzarella cheese and herbs on a cutting board

Risoto

O risoto é um prato originário da região da Lombardia que surgiu no século XI. No sentido literal significa “pequeno arroz”. Com o passar do tempo a receita foi se popularizando em todo o país.

Existem várias teorias sobre como o risoto foi criado, porém todas envolvem o artista Valerius de Flanders, mestre na fabricação de vidro e responsável pelos vitrais da catedral de Milão. Uma das hipóteses diz que o artista usava o açafrão para criar uma pigmentação amarelada na confecção dos vitrais e que, sem querer, deixou cair um pouco do pigmento em sua comida. 

Macarrão à bolonhesa 

O macarrão pode não ter surgido na Itália, mas com certeza, os italianos que aperfeiçoaram essa deliciosa massa com molhos impecáveis. O mais famoso deles, inclusive aqui no Brasil, é o molho à bolonhesa, que surgiu – como o nome já indica – na cidade de Bolonha.

A receita original se caracteriza por um molho à base de carne, ao qual são adicionados cenouras, cebola, aipo e uma pequena quantidade de tomate. Em muitos países fora da Itália, o nome “molho à bolonhesa” é usado para se referir a um molho à base de tomate, que lembra menos o original, parecendo mais o “molho napolitano”, típico do sul da Itália.

Pizza

A origem da pizza é disputada por egípcios, hebreus e outros povos, mas uma coisa ninguém contesta: a versão italiana, especialmente a da cidade de Nápoles, é a mais perfeita! Foi nessa região que foram desenvolvidos os melhores sabores e técnicas de preparo. A pizza napolitana também é conhecida como margherita. Isso porque em 1889, quando a rainha da Itália Margherita de Savoia visitou a cidade, o pizzaiolo Raffaele Esposito criou uma pizza em homenagem a ela. Ele  usou três ingredientes simples, mas que representavam as cores da bandeira da Itália: tomate, muçarela e manjericão.

Tiramisù

Para encerrar, vamos com uma sobremesa? O nome desse doce vem da expressão em italiano “Tirami Sù”, que significa “levanta-me”. Muitas regiões da Itália disputam a autoria do tiramisù , entre elas Piemonte, Lombardia e Toscana, mas tudo indica que ele vem da região do Vêneto, especificamente de Treviso.

Temos duas hipóteses em destaque para explicar com o tiramisú surgiu. A primeira conta que essa delícia foi criada em um orfanato de uma pequena cidade italiana para dar energia às crianças do local. Já a segunda diz que quem criou a sobremesa foi uma senhora dona de restaurante que costumava, quando criança, ter dois tipos de merendas calóricas. Por isso, juntou os biscoitos, o café e uma fatia de queijo. Independente da teoria, o doce é uma delícia, não é mesmo?

Gostou de saber dessas histórias? Então você vai gostar mais ainda de participar da V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo: celebração da culinária italiana, realizado pelo Consulado Italiano.

Saiba mais sobre o evento!