Curiosidades sobre o Dia dos Namorados na Itália

Quando se comemora, quais são as tradições da data no país e tudo o que você precisa saber sobre o Dia dos Namorados na Itália!

A data mais esperada pelos apaixonados no Brasil chegou, mas na Itália o Dia dos Namorados já foi celebrado no início do ano, no dia 14 de fevereiro. Assim como em muitos outros países, os italianos comemoram o amor no Dia de São Valentim, que conta com algumas tradições românticas. Hoje você conhece todas e ainda pega dicas para quando puder fazer uma viagem romântica com quem você ama. Veja tudo!

Como surgiu o Dia de São Valentim?

São Valentim era um padre que desafiou a ordem dos imperadores romanos proibindo o casamento entre os amantes durante a guerra e Valentim casou secretamente com eles. Quando o ato foi descoberto, o padre foi morto no dia 14 de fevereiro, por isso a data. Mais tarde, foi nomeado um santo pelo papa Gelasius.

Como a data é comemorada na Itália?

Assim como em outros países, é costume dar flores, chocolates e planejar jantares românticos. Florença e Veneza são tradicionalmente considerados dois dos lugares mais românticos da Itália, mas Verona, a cidade de Romeu e Julieta tem uma programação especial para o dia.

Verona in Love

A cidade recebe uma celebração de quatro dias chamada “Verona in Love”. No centro da Piazza dei Signori um coração vermelho gigante é pintado na rua e iluminado, enquanto lanternas em forma de coração são dispostas em todo o centro da cidade. Também são realizados show de música romântica e é feito um concurso para a mais bela carta escrita à Julieta. 

Fechaduras de Amor ou Lucchetti dell’Amore

A tradição de bloquear cadeados para pontes, grades e postes de luz começou na Itália após o lançamento do best-seller “Ho voglio di te” (eu te quero) do autor italiano Federico Moccia, que depois virou um filme estrelado por Riccardo Scamarcio e Laura Chiatti.

Na história jovens amantes amarraram uma corrente e um cadeado em torno de um poste no lado norte do ponte Milvio Roma e escreveram seus nomes nele, trancaram e jogaram a chave no rio Tibre. 

A partir daí, foi criada a tradição que diz que o casal que fizer isso ficará junto para sempre.

Em toda a Itália, é possível encontrar essas fechaduras geralmente perto de pontes, mas também em outros lugares.  

Muitas cidades proibiram os cadeados em pontes por tirarem a beleza e cultura da estrutura e também por algumas preocupações de segurança. Mesmo assim, muitas pessoas ainda continuam seguindo a tradição, principalmente em datas com o Dia dos Namorados.

Dicas de passeio

Passeio de Gôndola em Veneza

É um passeio muito tradicional e romântico pela lagoa de Veneza, onde você vê toda a cidade. Vocês podem fazer o passeio em uma gôndola compartilhada ou privativa, dependendo do quanto podem gastar. Basta encontrar um dos vários gondoleiros nas estações e aproveitar!

Árvore do Amor de Lucignano

Na Toscana fica a imperdível árvore do amor de Lucignano. Antes de ir, lembre-se de telefonar para checar se estarão abertos. Geralmente abrem especialmente para o Dia dos Namorados, mas pode variar dependendo do ano. Você pode inclusive contratar um motorista particular que fala português na Itália, para facilitar o passeio.

Gostou das dicas?

Aproveite para a próxima vez que for visitar a Itália em fevereiro!


Leia também: Os principais falsos cognatos da língua italiana