História da Fontana Di Trevi
Sua história começou em 19 A.C, mas não se trata da mesma fonte que vemos hoje em dia. Esse local marcava o ponto final do Aqueduto Aqua Vergine, um dos mais antigos que abastecem a cidade de Roma, cuja nascente se localizava a 26km de distância da cidade. Em 1453, o papa Nicolau II ordenou o conserto do aqueduto de Acqua Vergine (destruído durante as guerras Góticas), anexando ao seu final um receptáculo para receber a água, com projeto do arquiteto humanista Leon Battista Alberti. Em 1629, por ordem do papa UrbanoVII, foram encomendados a Bernini alguns desenhos, visando dar maior dramaticidade à Fonte, mas o projeto foi abandonado, após a morte do Papa. Claramente, a fonte original não se assemelha em nada à atual. A esse respeito, foi somente no século XVII, que a Fontana di Trevi foi redesenhada por Nicola Salvi. Sua inauguração, todavia, só ocorreu em 1762, já que o período de sua construção foi muito longo, devido à falta de verba e à saúde precária de Salvi, que morreu durante a construção. A obra foi, então, retomada por Giuseppe Paninni até o momento de inauguração. Vale saber que, desde 2007, a fonte não é mais alimentada pela fonte ativa Acqua Vergine e sim por uma bomba d´água que faz o abastecimento da cidade.
De onde vem o nome Fontana Di Trevi
Não se sabe muito bem a origem do nome Trevi. Dentre as hipóteses mais prováveis, diz-se que ela ganhou esse nome por conta das “Tre Vie” (3 ruas), em cujo cruzamento se localiza a Piazza Trevi. Outra explicação seria a de que o local faz referência ao nome de uma jovem virgem chamada Trivia, que já havia auxiliado os técnicos romanos na descoberta do aqueduto cujo nome lhe fazia clara referência: Acqua Vergine.
O que observar na Fontana Di Trevi
O maior ponto de atenção na Fontana di Trevi é sem dúvida a estátua de Netuno. O deus do Mar é representado sobre uma biga puxada por dois cavalos e guiado por dois tritões. Tal representação indicaria a mutabilidade e inconstância dos humores do mar. À direita e à esquerda de Netuno estão figuras dedicadas à saúde e à fertilidade. Acima das quatro colunas, há elementos que representam as quatro estações do ano. As figuras são muito bem feitas e parecem ter vida, e o forte rumor da água parece dar ainda mais vida às esculturas.
Inspirações da Fontana Di Trevi
Sua forma tem clara inspiração em outra fonte: a Fontana dell’Acqua Paola. Basta olhar para perceber a semelhança entre as formas. A fonte Acqua Paola fica na colina Gianicolo, em Trastevere, e vale muito a pena conhecê-la também.
A maior fonte de Roma
Uma das maiores fontes do mundo, a Fontana di Trevi causa grande impacto por causa de suas dimensões: 20 metros de largura por 26 de altura que fazem dela a maior fonte de Roma.
A lenda da Fontana Di Trevi
Diz a lenda que, se jogar uma moeda na fonte, você volta a Roma. Antigamente, bastava
beber um gole da água da fonte e já era o suficiente para voltar. Mas, após o filme Three Coins
In the Fountain, popularizou-se a prática de se jogar moedas.
As moedas e a caridade
Diz a lenda que, se jogar uma moeda na fonte, você volta a Roma. Antigamente, bastava
beber um gole da água da fonte e já era o suficiente para voltar. Mas, após o filme Three Coins
in the Fontain, popularizou-se a prática de se jogar as moedas.