EXPOSIÇÃO

Artista Zé Dassilva

UM OLHAR ILUSTRADO SOBRE A ITÁLIA

De 18 a 30 de novembro, dentro da programação da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro apresenta a exposição “Cadernos da Itália”, do artista Zé Dassilva. Tratam-se de quadros feitos em sua maioria a partir dos cadernos de viagem do autor, mostrando ilustrações produzidas ao longo de suas passagens pela Itália.

Brasileiro com descendência italiana, Zé Dassilva representa em seus desenhos não apenas os locais de forma panorâmica, mas também aspectos da cultura e do povo de cada parte da Itália. Há imagens retratando as cidades de Milão, Genova, Pisa, Florença, Roma, Veneza, Napoli e San Biagio di Callalta (cidade natal de seu bisavô Luigi Girardi, na região do Vêneto). O autor já expôs no Istituto Europeo di Design (onde era o Cassino da Urca) e em mostras coletivas no Centro Cultural Correios (no Rio) e no Museo Internazionale Italia Arte (em Turim), mas a maior parte das obras nessa amostra de agora é inédita.

Além de artista visual, Zé Dassilva também é escritor: desde 2000, trabalha como roteirista na TV Globo, onde escreveu em programas que marcaram época como "Sai de Baixo", "Linha Direta" e a novela "Império" de Aguinaldo Silva, vencedora do Emmy Awards em 2015. Desde 1998 é chargista do "Diário Catarinense", veículo cuja edição impressa circula no sul do país. De lá, seus cartuns costumam ser compartilhados pela internet Brasil afora. Lançou mais de dez livros, seja desenhando ou escrevendo, e também em parceria com outros autores. Apaixonado por futebol, produziu o livro oficial dos 100 anos da Seleção brasileira. O futebol, aliás, está presente nos quadros expostos no consulado: há uma arte feita em Milão durante o jogo Internazionale x Lazio, no Estádio San Siro, e outra homenageando o time do Napoli dos anos 80, que o autor assistia pela TV todo domingo quando criança.

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo acontece no prédio do Consulado Geral da Itália, no Terraço Belvedere, oferecendo almoços abertos ao público com pré-venda de 19 a 23 e de 25 a 30 de novembro, e jantares nos dias 19, 21, 25 e 28 de novembro. Para maiores detalhes, consulte a programação no site.

APERTO AL PUBBLICO / ABERTO AO PÚBLICO

Voltar ao Roteiro

ItaliaNoRio.com.br © | Todos os direitos reservados